Colégio Pedro II: saiba como ingressar

Colégio Pedro II
Colégio Pedro II

O concurso de admissão e ingresso no 6º ano do ensino fundamental se dá através de concurso público destinado ao preenchimento das vagas de acordo com a sua distribuição. O total de vagas oferecidas por turno, em cada Campus, será preenchido reservando-se 50% (cinquenta por cento) a candidatos que tenham cursado integralmente o 4º e o 5º anos do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Pública de Ensino Municipal , Estadual ou Federal, condição a ser comprovada por meio da apresentação do original do Histórico Escolar ou de Declaração da instituição de ensino(Grupo I), no momento da matrícula.

As demais vagas (50%) serão preenchidas por candidatos que não cumprirem o critério exigido no subitem anterior (Grupo II).

Grupos de reserva de vagas:

  • Grupo I – Escola Pública
  • Grupo II – Ampla Concorrência (Escola Particular), mesmo com bolsa de estudo

As inscrições seguem o cronograma divulgado em edital pelo Colégio e para participar deve ser paga a taxa de inscrição correspondente ao publicado em edital. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição e a matrícula do candidato, desde que verificada falsidade em qualquer declaração e/ou irregularidade em informações fornecidas, garantido o direito ao contraditório e à ampla defesa.

O responsável legal do candidato deverá declarar, no ato da inscrição, que tem ciência e aceita que, quando da convocação para a matrícula, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para tal.

O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição só será devolvido em caso de suspensão ou cancelamento do Processo Seletivo.

O processo seletivo

O processo de Seleção e Classificação consistirá na aplicação de testes compostos de prova objetiva de múltipla escolha e redação, todos com caráter eliminatório e classificatório.

Será aplicada prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, com a seguinte distribuição de itens entre as seguintes disciplinas:

  • Língua portuguesa – 10 questões
  • Matemática – 10 questões

A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, constará de 20 (vinte) itens, com o valor de 1 (um) ponto por item, e terá pontuação total variando do mínimo de 0 (zero) ponto ao máximo de 20 (vinte) pontos.

Será considerado eliminado o candidato que obtiver pontuação igual a 0 (zero) em pelo menos uma das disciplinas constantes da parte Objetiva da prova Escrita.

Os itens da prova objetiva serão do tipo múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas (A a D) e uma única resposta correta.

Da redação

Será aplicada uma redação de caráter eliminatório e classificatório, no mesmo dia de realização da prova objetiva, sobre tema constante do caderno de prova.

A redação terá o valor de 10 (dez) pontos e será realizada na mesma data e horário previsto no subitem 4.3.1. desse Edital para a realização da prova objetiva.

Serão considerados aptos a classificação apenas os candidatos que obtiverem nota maior que 0 (zero) no aproveitamento da redação.

Do resultado das provas objetivas

O gabarito preliminar da prova objetiva, o resultado da redação, bem como o resultado geral deste Processo Seletivo, serão divulgados na página de Concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br).

O gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado na página de concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br).

Dos recursos

O candidato que desejar interpor recursos contra o gabarito preliminar poderá fazê-lo em requerimento próprio disponibilizado no Protocolo Geral do Colégio Pedro II, Campo de São Cristóvão, 177, Térreo, São Cristóvão.

Os recursos julgados serão divulgados na página de concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br) não sendo possível o conhecimento do resultado via telefone ou fax, não sendo enviado, individualmente, a qualquer recorrente o teor dessas decisões.

A decisão da Banca quanto aos recursos será irrecorrível, consistindo em última instância para tal e sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos administrativos adicionais.

Da classificação dos candidatos

A divulgação das notas de cada um dos testes classificatórios de cada candidato se dará por meio de listagem nominal dos candidatos, por número de inscrição e considerando as opções correspondentes às vagas reservadas e aos Grupos.

As vagas estabelecidas neste Edital serão preenchidas segundo a ordem de classificação obtida pelos candidatos habilitados, em ordem decrescente do somatório final dos testes classificatórios, considerando as opções correspondentes às vagas reservadas e conforme o número de vagas ofertado, até que o total delas seja completado.

Em caso de empate de somatórios, no limite das vagas oferecidas, a classificação final obedecerá às seguintes condições, em ordem de prioridade:

  1. maior número de pontos obtidos na REDAÇÃO;
  2. maior número de pontos obtidos no teste de avaliação de MATEMÁTICA;
  3. maior número de pontos obtidos no teste de avaliação de LÍNGUA PORTUGUESA;
  4. MAIOR IDADE.

Da matrícula de alunos

Os candidatos serão convocados para matrícula obedecendo estritamente à ordem de classificação e conforme calendário estabelecido por meio de listagem nominal na página de concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br), considerando a(s) opção(ões) correspondente(s) às vagas reservadas.

Provas de concursos anteriores

Site do Colégio Pedro II

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *