ESA: oportunidade para jovens com ensino médio ingressar como sargento

Concurso de Sargento da Aeronáutica
Edital e vagas para Sargento do Exército – ESA

Já estão abertas as inscrições para concurso ao curso de Formação de Sargentos do Exército. São ofertadas, no total, 1.410 vagas, distribuídas por três áreas: combatentes (1.260), abrangendo 12 cursos, entre eles o de Infantaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações; Música (80), tendo Tuba, Clarineta e Saxofone como opções; e Saúde (70), somente na especialidade Técnico de Enfermagem. Um dos atrativos é a remuneração bruta inicial de R$3.686 mensais, após o curso de formação.

Devido às especificidades de cada um, os interessados devem ficar atentos aos requisitos exigidos. Quem optar pela carreira de Combatente, deve ter concluído o ensino médio e ter no mínimo, 17 e máximo de 24 anos, até o dia 31 de dezembro de 2016. Neste caso, só homens podem participar. Já no caso das áreas de Saúde e Música, no qual podem se inscrever homens e mulheres, a idade máxima é de 26 anos, também até 31 de dezembro de 2016.
Os técnicos em enfermagem precisarão apresentar, na matrícula, diploma de conclusão do curso e registro do Coren, entre outros documentos. No caso dos candidatos da área Música, não é exigido diploma, porém, será preciso comprovar habilidade na leitura de partituras e com o instrumento musical escolhido, por meio de prova prática.
Para se inscrever, é preciso, até o dia 6 de julho, acessar o formulário eletrônico, disponível no site do Exército. Ao preenchê-lo, o candidato escolherá o código referente a uma única área. Os candidatos da área Música, podem escolher, dentro de sua prioridade, até três naipes, no qual será submetido ao exame de habilidade. Por fim, imprime o boleto para pagamento da taxa, cujo valor é de R$70.
Podem conseguir isenção do pagamento da inscrição, os filhos menores de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, membros de família de baixa renda e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal-CadÚnico, nos termos da legislação vigente. Para cada um é  exigida uma documentação.
A seleção compõem-se de quatro fases: exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Quem optar pela área Música passará, ainda, pelo exame de habilitação musical.
O curso de formação vai ser realizado em dois períodos distintos e sucessivos. O primeiro, básico, tem duração prevista de 34 semanas, nas Organizações Militares da Tropa, localizadas em várias regiões do país, como Porto Alegre e Juiz de Fora. O segundo, de qualificação, dura 43 semanas e ocorre nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São
Paulo. 

Serviço
www.esa.ensino.eb.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *