Cape Kids
Portal do Cape
Loja Virtual
Voltar ao Site Capekids

O Cape Preparatórios localiza-se na Rua Estância 25 - 2º Andar - Bairro Realengo - Rio de Janeiro - RJ

Tels: (21) 3038-0764 / 3357-5471

COLÉGIO MILITAR

Abaixo o conteúdo das matérias do concurso de admissão ao 6º ano

do Colégio Pedro II:

MATEMÁTICA
Números Naturais, Sistema de Numeraçã

o Decimal e Números Racionais

- Reconhecimento de Números Naturais e Racionais no contexto diário; - compreensão e utilização das regras do sistema de Numeração Decimal, para leitura escrita, comparação e ordenação de Números Naturais de qualquer ordem  de grandeza;

- comparação e ordenação de Números Racionais na forma decimal; - leitura, escrita, comparação e ordenação de representações
fracionárias de uso frequente; - identificação e produção de frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas; - relação entre representações fracionária e decimal de um mesmo número racional e

- exploração dos diferentes significados de frações em situações-problemas: parte-todo, quociente e razão

 - relação entre representações fracionária e decimal de um mesmo número racional e

- reconhecimento do uso da porcentagem no contexto diário.

Operações com Números Naturais e Racionais

- Análise, interpretação e resolução de situações-problema, compreendendo diferentes

 significados das operações envolvendo Números Naturais e Racionais;

- cálculo de adição e subtração de Números Racionais na forma decimal pelo uso de

 técnicas operatórias convencionais e; - cálculo simples de porcentagens.

Espaço e Forma

- Descrição, interpretação e representação da posição de uma pessoa ou objeto no espaço, de diferentes pontos de vista;

- descrição, interpretação e representação da movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço de itinerários;
- reconhecimento de semelhanças e diferenças entre corpos redondos, como esfera, cone, cilindro e outros;
- reconhecimento de semelhanças e diferenças entre poliedros (como Prismas, as Pirâmides e outros) e identificação

 de elementos como faces, vértices e arestas; - composição e decomposição de figuras tridimensionais, identificando
diferentes possibilidades; - identificação de simetria em figuras tridimensionais; - identificação de figuras poligonais e

 circulares nas superfícies planas das figuras tridimensionais;

- identificação de semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, número de ângulos,

 eixos de simetria etc.; - exploração de características de algumas figuras planas, tais como: rigidez triangular, paralelismo

 e perpendicularismo de lados; - composição e decomposição de figuras planas e identificação de que qualquer polígono

 pode ser composto a partir de figuras triangulares; - percepção de elementos geométricos nas formas da natureza e nas
criações artísticas e; - representação de figuras geométricas.

Grandezas e Medidas

- Comparação de grandezas de mesma natureza, com escolha de uma unidade de medida da mesma espécie

 do atributo a ser mensurado; - identificação de grandezas mensuráveis no contexto diário: - comprimento,

massa, capacidade, superfície etc.; - reconhecimento e utilização de unidades usuais de medida como metro,

centímetro, quilômetro, grama, miligrama, quilograma, litro, mililitro, metro quadrado, alqueire etc; - reconhecimento e utilização de unidades usuais de tempo e de temperatura; - estabelecimento das relações entre unidades usuais de medida de
uma mesma grandeza; - reconhecimento dos sistemas de medidas decimais e conversões usuais, utilizando-as

 nas regras desse sistema; - reconhecimento e utilização das medidas de tempo e realização de conversões simples;
- utilização de procedimentos e instrumentos de medida, em função do problema e da precisão do resultado;
- utilização do sistema monetário brasileiro em situações-problema; - cálculo de perímetro e de área de figuras

 desenhadas em malhas quadriculadas e - comparação de perímetros e áreas de duas figuras sem uso de
fórmulas.

Tratamento da Informação

Coleta, organização e descrição de dados; - leitura e interpretação de dados apresentados de maneira organizada
(por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos) e construção dessas representações;
- interpretação de dados apresentados por meio de tabelas e gráficos, para identificação de características

previsíveis ou aleatórias de acontecimentos; - obtenção e interpretação de média aritmética;
- exploração da ideia de probabilidade em situações-problema simples, identificando sucessos possíveis,

 sucessos seguros e as situações de “sorte” e - utilização de informações dadas para avaliar probabilidades.



 


 

CONTEÚDO DE MATEMÁTICA
Voltar
Matrículas: (21) 3038-0764 / 3357-5471

Apostilas para ESA Apostila EAM Coletânea apostilas 5º ano Apostila Colégio Naval Apostilas Escolas Técnicas Apostila Fuzileiro Naval Apostila para Epcar Cap Marinha Provas Anteriores
Vitrine de Apostilas

ATENDIMENTO VIA CHAT? CLIQUE AQUI

Atendimento Via Chat

Coletânea apostilas 5º ano
Apostilas para ESA
Apostila EAM
Apostila Colégio Naval
Apostilas Escolas Técnicas
Apostila Fuzileiro Naval
Apostila para Epcar
Cap Marinha
Provas Anteriores
apostilas
apostilas
Coletânea de apostilas